Caminhoneiros de Santa Catarina aderiram ao protesto nacional contra aumento no valor do diesel. Nesta manhã, até as 8h50, um ato foi organizado na SC-437, entrada da cidade de Imbituba, Litoral Sul. Já em Joaçaba, no Oeste catarinense, um grupo se reunia por volta das 9h, às margens da BR-282.
Conforme a Polícia Militar, manifestantes estão concentrados desde as 6h em um posto de combustível próximo ao trevo Nova Brasília, em Imbituba. Os participantes do ato colocaram fogo em pneus e outros objetos embaixo de um viaduto da BR-101.
Segundo a PM, apesar da fumaça, a ação não afeta a visibilidade do trânsito e não há interdição no ponto. Os manifestantes também estão abordando outros caminhoneiros que passam no local para promover a adesão ao ato.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito não foi afetado na rodovia, apenas o acesso da entrada da cidade os motoristas chegam a reduzir a velocidade por conta da movimentação.
Na BR-282, caminhoneiros estão reunidos em frente a um centro de evento de Joaçaba, na altura do km 293. Conforme a PRF, policiais estão no local, mas até as 9h20 não ocorria nenhum ato.
Além de Santa Catarina, caminhoneiros também realizam protestos em outros estados como: Ceará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os protestos ocorrem contra o aumento do combustível e dos impostos no valor do diesel. A última alta diária ocorreu na sexta (18), quando a Petrobras elevou os preços do diesel em 0,80% e os da gasolina em 1,34% nas refinarias. Foi o 5º reajuste diário seguido. A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo.